quarta-feira, 30 de junho de 2010

Galáxias



As galáxias são aglomeradas de componentes astronômicos como estrelas, planetas, poeira cósmica e outros que pela força da gravidade permanecem unidas e em movimento rotativo em um centro comum. Essas são classificadas a partir de sua morfologia podendo ser espirais, elípticas, irregulares ou em barra.

As galáxias espirais apresentam grandes braços formados por estrelas e nuvens de poeira que pela forma com que estão dispostas aparentam estar sob característica semelhante a hélices. As galáxias elípticas apresentam característica semelhante a um enxame por causa de sua concentração de estrelas. Possui pouca estrutura interna, pouco gás e são consideradas galáxias prematuras.

As galáxias irregulares são aquelas que não apresentam características das outras classificações. São galáxias sem grandezas rotacionais e com aproximadamente 10 bilhões de estrelas. As galáxias em barra são aquelas que aparentam estar em movimento, mas de acordo com a rotação dos diversos componentes que agrupa e não em torno do seu núcleo.

A Via Láctea é a galáxia que abriga o Sistema Solar e a Terra. É do tipo espiral, composta por núcleo, bulbo central, disco, braços espirais, componente esférico e halo, compreendendo cerca de 200 bilhões de estrelas, além de quase 2 trilhões de massas solares que giram no espaço vago da galáxia de forma extremamente rápida. Seu núcleo é centralizado e possui um diâmetro total de 100 mil anos-luz. A Via Láctea pode ser vista no Hemisfério Sul durante o mês de junho com maior nitidez utilizando a constelação do Cruzeiro do Sul como ponto de proximidade.

Curiosidades

Você sabia que a Galáxia menor tem aproximadamente 100 mil estrelas e as maiores tem 3 milhões de estrelas.
A Galáxia mais próxima da nossa é  M-31 ou Andrômeda.
Existem três principais tipos de galáxias, de acordo de sua forma que são: Galáxias espirais, Elípticas e Irregulares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário